h1

Conceitos da I.A.

junho 21, 2006

Aula (26/04; 27/04)
– Pesquise e selecione três conceitos (citando as referências) de Inteligência Artificial;

 

Sistemas Especialistas

 

Sistemas especialistas são programas de computador de conhecimento intensivo, obtido pela perícia de especialistas em domínios limitados do conhecimento. Eles podem auxiliar na tomada de decisão levantando questões relevantes e explicando as razões para adotar certas ações.

 

Redes Neurais Artificiais

 

Redes neurais artificiais é hardware ou software que tentam imitar o modelo de processamento do cérebro biológico. Seu amplo uso destaca cada vez mais a área conexionista da inteligência artificial.

 

Lógica Fuzzy

 

Os programas tradicionais requerem precisão e certeza (também chamado de crisp): ligado ou desligado, sim ou não, certo ou errado. Porém isso não acontece no mundo real. Sabemos que 50oC é quente e que -40oC é gelado; mas 23oC é quente, morno, ameno ou frio? A resposta depende de fatores como o vento, umidade, a experiência pessoal e a roupa que cada um está usando.

Introduzida em 1965 por Lotfi A. Zadeh, da universidade da Califórnia, a lógica fuzzy (ou lógica difusa) é uma tecnologia da IA baseada em regras que tolera a imprecisão e sempre usa isso para solucionar problemas que nós não conseguíamos resolver antes. Consiste de uma variedade de conceitos e técnicas para representar e inferir o conhecimento que é impreciso, incerto ou que não dê confiança. Os termos (conhecidos como funções de pertinência) da lógica fuzzy são definidos de forma imprecisa.

Para controlar o ambiente de um quarto usando esta lógica, o programador poderia desenvolver similarmente definições imprecisas para umidade e outros fatores tais como vento e temperatura externa. Em geral, o código da lógica fuzzy exige menos regras SE-ENTÃO, tornando-o mais simples que os tradicionais.

Inúmeras máquinas e processos usam esses controladores, muito difundidos principalmente no Japão. A seguir temos alguns exemplos:

 

• Câmera de vídeo : determina o melhor foco e luz quando há imagem em movimento;

• Metrô : aumenta a estabilidade de direção e a precisão da parada através da avaliação das condições de tráfego de passageiros. Fornece partida e paradas suaves;

• Aspirador de pó : ajusta a potência do motor do aspirador julgando a quantidade

de pó e sujeira e as características do piso.

• Plano de saúde : determina o valor da mensalidade de um indivíduo através de sua idade e outros atributos.

 

Um sistema de controle é um sistema de closed-loop, isto é, de ciclo fechado, que normalmente controla uma máquina para realizar uma resposta desejada, dado um número de entradas do ambiente. Estes sistemas usam o processo de fuzificação e defuzificação. A fuzificação gera entradas fuzzy para uma máquina de inferência, enquanto a defuzificação faz o inverso, cria valores reais, também chamados de crisp, para serem aplicados na máquina sob controle.

Máquina sob controle é a máquina ou processo que se deseja controlar, por exemplo, uma máquina de lavar roupa saídas respostas do comportamento da máquina saídas fuzzy as mesmas saídas, passadas pela fuzificação máquina de inferência/base de regras fuzzy converte as saídas fuzzy para ações a tomar acessando as regras fuzzy em uma base de regras entradas fuzzy são as ações fuzzy a serem executadas entradas são os indicadores crisp na máquina para controlar seu comportamento, convertido de entradas fuzzy com um defuzificador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: